Link para o Ministério da Ciência e Tecnologia
Link para a página do Brasil
Divisão de Mecância Espacial e Controle

Início
Missão
Infra-Estrutura
Pesquisa
Projetos
Pessoal
Contato
Fale Conosco
Eventos na DMC
Mapa do site

Logo do INPE Logo da ETE

INFRA-ESTRUTURA




1.Rede
2.Computadores
3.Laboratórios
   3.1. LABELE
   3.2. LABTERM
   3.3. LABSIMCTA
   3.4. LABSIMCQ

Rede:



Um pequeno Histórico

A rede da DMC foi a primeira rede operacional do INPE. Começou em 1988 com a interligação de um minicomputador VAX/11-780  à FAPESP, provendo o acesso à antiga HepNET, via DECNET/X25.  Com o empenho de pesquisadores teimosos (Eng. Danton Nunes, Eng. Juan Garrido, Eng. Ulisses Guedes e outros), em 1989 provia o acesso à HepNET (BitNet) a quase todo o INPE.

Atualmente

A rede da DMC é conectada ao backbone do INPE seguindo uma topologia estrela e enlace de 1 GBps. Internamente consiste de vários switches que atendem 154 pontos de acesso.

Computadores

Todos os aproximadamente 200 computadores e sistemas são interligados via rede, envolvendo diversas plataformas, tais como: SunOS, OpenVMS, Linux, PrintServers e família Windows. Os sistemas atedem aos funcinários, bolsistas de Mestrado e Doutorado, e estagiários. Todos os sistemas com acesso à Rede Internet2 (via backbone do INPE).

Laboratórios

A DMC possui Laboratórios de Eletrônica, Térmica e  2 de Simulação e Controle (1 acadêmico e para testes e qualificação de subsistemas de bordo). Recentemente, em fase de implementação, os funcionários da DMC preparam o Laboratório de Simulação e Controle para Tempo Real, com rede de alta velocidade  (1-GBps) com 10 computadores dual-processados, o qual destina-se tanto a testes de satélites virtuais quanto aos sistemas de controle e navegação (atitude e órbita) de um satélite real (hardware in the loop).

LABELE

No Laboratório de Eletrônica, a DMC projeta e testa equipamentos eletrônicos utilizados em satélites. Sob a responsabilidade desse laboratório, a DMC possui mesa de mancal a ar, Mesa de 3-Eixos e Receptores GPS. Com isso, a DMC provê consultoria e subcontratos para a indústria de ponta.

LABTERM

No Laboratório de Térmica a DMC testa e certifica experimentos da área que comporão subsistemas de satélites e artefatos espaciais. Atualmente, desenvolve-se nesse LAB pesquisas para equipamentos eletrônicos com aplicação industrial. Detalhes sobre o projeto estão disponíveis em página específica.

LABSIMCTA

No Laboratório de Simulação e Controle Acadêmico a DMC provê aos alunos (Mestrado, Doutorado e Cursos extracurriculares) recursos computacionais para a simulação de Sistemas de controle avançados, além de suporte e consultoria para a indústria brasileira.

LABSIMCQ

No Laboratório de Simulação e Controle de Qualificação, a DMC provê ferramentas de software desenvolvidas pelos especialistas da Divisão, integrando multiplataformas com  hardware in the loop ou componentes simulados (sensores, atuadores e planta dinâmica).

GCAO
GDNO
GPRM
GPRO
GTER


Política de Privacidade última atualização: