Divisão de Mecância Espacial e Controle

Início
Missão
Infra-Estrutura
Pesquisas
Projetos
Pessoal
Contato
Fale Conosco
Eventos na DMC
Mapa do site

Logo do INPE Logo da ETE Logo da DMC

GRUPO DE CONTROLE TÉRMICO

GTER - INFRA-ESTRUTURA


Mantendo os bons resultados conquistados em suas pesquisas e projetos, o GTER (Grupo de Controle Térmico do INPE/DMC) adquire equipamentos da indústria e projeta seus recursos de infraestrutura, além de aproveitar a infraestrutura disponível no LIT.

Com 2 Câmaras de Termo-Vácuo (1mx1m e outra de 250 litros) instaladas no LIT, e um Condutímetro, o grupo mantém a tradição de pesquisa e desenvolvimento apoiando a indústria, Universidades e outros centros de pesquisa.

A Cãmara de Termo-Vácuo de 1mx1m é utilizada para testes de desenvolvimento de dispositivos e sub-sistemas de controle térmico. A Cãmara de Termo-Vácuo de 250 litros, fabricada no Brasil, é usada para testes de pequenas montagens.

O condutímetro, equipamento de medida de condutividade térmica de materiais e condutâncias de contato e de montagens, foi objeto de estudo e pesquisa no passado e construido no INPE, com apoio de orgãos de fomento à pesquisa (FAPESP).

Para a análise térmica, o GTER desenvolveu, implementou e qualificou (Satélites SCD1 e SCD2) o software PCTER, para as plataformas OpenVMS e DOS. Uma versão atualizada está em fase de migração para Linux e Windows.

Atualmente o GTER está em fase de implementação de um pequeno cluster de computadores, rodando Linux, para acelerar o processamento de algumas aplicações.


Câmara de Termo-Vácuo de 1mx1m, instalada no LIT



Condutímetro em fase de montagem.



GCAO
GDNO
GPRM
GPRO

Política de Privacidade última atualização: